A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pacientes obesos e superobesos que precisam perder peso com o objetivo de recuperar a saúde e controlar doenças associadas. Hoje, com a consolidação da técnica robótica na realização de cirurgias de alta complexidade, o paciente ganha ainda mais segurança no tratamento e recupera-se mais rápido.
Segundo o dr. José Antônio Pacheco, cirurgião do CHN, a cirurgia robótica permite que se obtenha o melhor desempenho nos procedimentos minimamente invasivos no upgrade que oferece, tanto na imagem quanto nos movimentos exigidos para um bom desempenho cirúrgico - melhorando a experiência do paciente bariátrico desde o momento da operação até a fase de reabilitação. Isso se deve ao baixo impacto que o corpo sofre durante a cirurgia feita desta maneira, já que bastam poucas incisões de cerca de 8mm para que as pinças articuladas do robô possam atuar na área desejada.
"A cirurgia bariátrica é indicada para os pacientes com IMC acima de 35 kg/m2 que tenham comorbidades associadas ao excesso de gordura, como hipertensão, diabetes tipo 2 e problemas hepáticos, ou que tenham IMC acima de 40 kg/m2, tendo ou não alguma doença associada"
A forma tradicional da cirurgia bariátrica, feita de forma "aberta", exigia um período muito maior para que o paciente estivesse plenamente recuperado e apto a voltar para a sua rotina. Já a tecnologia robótica preserva a sua qualidade de vida e, muitas vezes, o paciente tem alta hospitalar em menos de 24 horas depois da operação. Além disso, existe uma série de outros benefícios que tornam a cirurgia robótica um dos melhores métodos para a realização da bariátrica:
Vantagens da cirurgia robótica
Para os pacientes
- menor trauma e dor pós-cirúrgica
- menos perda de sangue durante o procedimento
- chance reduzida de infecções e cicatrizes
Para os médicos
- melhor controle da área operada e acesso a locais de difícil acesso
- visão aumentada e em 3D no console robótico
- menos desgaste ao longo da cirurgia
Segundo o dr. Marcus Vinícius Ribeiro de Souza, diretor-geral do CHN, apesar de ser um procedimento de grande auxílio na redução da gordura corporal - com chances de perda de peso significativa logo nos meses seguintes -, a cirurgia bariátrica deve vir acompanhada de uma mudança comportamental. O paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta pelo cirurgião, clínico, nutricionista e psicólogo, para que ele tenha o incentivo e apoio necessários para criar uma realidade favorável para a sua perda de peso e mudança de estilo de vida - com alimentação saudável e rotina de exercícios para manter o corpo bem nutrido e ativo.
Cirurgia robótica no CHN
O CHN, que faz parte do grupo Dasa, foi o primeiro hospital da Região Norte-Leste Fluminense a inaugurar um Serviço de Cirurgia Robótica. A tecnologia minimamente invasiva, aplicada no CHN através da plataforma Da Vinci, uma das mais modernas do mercado, é usada, principalmente, em cirurgias bariátricas e no tratamento de doenças oncológicas, urológicas e ginecológicas. Desde o início do projeto em 2019, cerca de 50 cirurgiões foram treinados e certificados pelo hospital.