Estar atento à saúde é importante em todos os momentos, independentemente do sexo. No caso das mulheres, ao se descobrir grávida, a atenção redobra e os cuidados se intensificam, pois além de o corpo da gestante precisar nutrir a si mesmo e garantir os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, existe uma série de mudanças características do período que exigem adaptações na rotina e acompanhamento médico integral para prevenir problemas como infecção urinária na gravidez.
A gestação favorece o desenvolvimento de bactérias na região do trato urinário que aumentam a probabilidade de a doença se manifestar. Inclusive, o fato da alteração não ser incomum não significa que a paciente não precisa consultar um especialista para evitar complicações. Abaixo, a Dra. Daniela Selano, coordenadora da obstetrícia do CHN, fala sobre os principais sintomas e as abordagens mais utilizadas no tratamento.
Por que aumentam as chances de infecção urinária durante a gravidez?
Segundo a especialista, a mulher está mais propensa a desenvolver infecção urinária durante a gravidez por conta das mudanças naturais do período gestacional, incluindo anatomia e volume abdominal. “Durante a gravidez, há uma espécie de dilatação do sistema urinário e isso favorece a ocorrência de estase urinária (a urina fica parada, acumulada). É necessário agir rapidamente, pois as bactérias se proliferam e causam infecção urinária, além de aumentar o risco de parto prematuro".
Quais são os sintomas de infecção urinária?
Os principais sintomas de infecção urinária na gravidez são:
- Desconforto abdominal;
- Dor ou queimação ao urinar;
- Febre baixa;
- Frequente necessidade de urinar, mesmo que a bexiga não esteja cheia;
- Presença de sangue na urina;
- Sensação de não esvaziamento da bexiga após ir ao banheiro.
“Ao notar o aumento da frequência de idas ao banheiro, muitas gestantes deixam de procurar um médico, pois este é um sintoma recorrente na gravidez. Porém, vale ressaltar que toda e qualquer anormalidade deve ser relatada ao profissional para que ele conduza a análise da melhor forma", alerta a Dra. Daniela.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da infecção de urina durante a gravidez é simples e pode ser obtido por meio do exame de urina trimestral, já comum no pré-natal.
Infecção urinária na gravidez: quais são os riscos?
Quando não tratada, a infecção urinária pode causar:
- Aborto espontâneo;
- Bebês podem desenvolver doenças respiratórias, como asma e pneumonia;
- Infecção renal;
- Parto prematuro;
- Risco de mortalidade neonatal;
- Sepse (com risco de óbito).
Como prevenir infecção urinária na gravidez?
As medidas de prevenção à infecção urinária são bastante simples, basta manter-se hidratada, respeitar a vontade de urinar e cuidar tanto da higiene íntima quanto da alimentação.
Como é feito o tratamento?
A Dra. Daniela afirma que o problema é solucionado a partir da utilização de antibióticos por um período de 7 a 14 dias. Além de medicações, também são utilizadas terapias para tratar o quadro. Cabe destacar a importância de obter diagnóstico e tratamento o mais rápido possível, pois o quadro começa como uma cistite que pode ser tratada com remédios e pode evoluir para nefrite, condição mais grave que atinge o rim e requer internação para tratá-la.
CHN Mulher: comodidade e facilidade, tudo no mesmo lugar
O CHN mulher é um espaço totalmente focado no atendimento de gestantes em Niterói para proporcionar uma gravidez tranquila e segura, sen do o único serviço com foco nessa especialidade nas regiões Norte e Leste Fluminenses . Localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da Unidade III do CHN (nossa maternidade), ele reúne em um só lugar o cuidado necessário em todas as etapas desse momento com muita comodidade e facilidade, sendo conduzido por uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada.
Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para realização de exames de ultrassonografia; e uma sala de cardiotocografia; além de laboratório.
Para acompanhar a gestante antes mesmo da descoberta da gravidez até a alta hospitalar , após o nascimento do bebê, também dispomos de uma ampla gama de serviços, tais como programa de fertilidade da mulher, acompanhamento de gestantes de alto risco, exames de pré-natal, cardiotocografia fetal, atendimento dedicado à amamentação e outros.
Pensando no cuidado integrado à paciente, o CHN Mulher dispõe de um banco de dados integrado à nossa emergência obstétrica, localizada na Unidade III, para que o histórico de consultas e exames da paciente que realizar seu pré-natal conosco seja acessado automaticamente. O espaço ainda abriga um posto do Laboratório Sérgio Franco para coleta de material para exames laboratoriais, além de um sistema integrado com a emergência obstétrica do hospital para disponibilização do histórico médico da gestante.
Serviços dedicados à saúde da mulher
- Cardiotocografia;
- Consulta obstétrica e ginecológica;
- Núcleo de endometriose;
- Procedimentos clínicos e cirúrgicos;
- Serviço de imagem;
- Serviço interligado à medicina fetal (cirurgia intrauterina e cardíaca).
Para marcar uma consulta, consulte nossos canais de atendimento.