Hemodinâmica
O que é Hemodinâmica?
Hemodinâmica é o estudo do fluxo sanguíneo e das forças que o afetam dentro do sistema cardiovascular. No contexto médico, o termo também se refere a um conjunto de procedimentos diagnósticos e terapêuticos que utilizam técnicas de imagem para avaliar e tratar doenças cardíacas e vasculares. A hemodinâmica é frequentemente realizada em um laboratório especializado, onde cateteres são introduzidos nos vasos sanguíneos para examinar o interior das artérias e veias, medir pressões, e, se necessário, realizar intervenções como angioplastia, colocação de stents, ou tratamentos para arritmias. É essencial para o diagnóstico e tratamento de condições como infarto agudo do miocárdio, doenças arteriais coronarianas, e outras patologias cardiovasculares.
Nossa equipe
O setor de Hemodinâmica do CHN possui dois equipamentos de alto nível funcionando 24 horas por dia para estudos hemodinâmicos. Nele podem ser feitos exames diagnósticos e terapêuticos cardiológicos em duas salas modernas e com o auxílio de equipe especializada e experiente. Entre os principais procedimentos de Hemodinâmica no CHN estão os emergenciais, como o tratamento do infarto agudo do miocárdio, da dor torácica e do acidente vascular encefálico. O paciente também pode realizar procedimentos eletivos neurológicos, coronarianos e valvulares, como:
- Coronariografia
- Ultrassonografia intracoronariana
- Avaliação de reserva de fluxo (FFR)
- Angioplastias coronarianas com implante de stent
- Valvuloplastias mitral e aórtica Implantes transcutâneo
Para garantir a agilidade e segurança no acolhimento ao paciente com doenças cardiovasculares emergenciais, as salas de Hemodinâmica estão próximas aos laboratórios integrados da Unidade I.