Tecnologias em segurança

Pulseiras de identificação com chip

Em nossa maternidade utilizamos um sistema inovador de identificação dos recém-nascidos, sendo a primeira unidade da Região Norte-Leste Fluminense a adotar pulseiras de identificação para mães e bebês com chip de rastreamento, por meio da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência).

Tal recurso oferece mais segurança, pois permite o monitoramento dos bebês desde o nascimento até a alta hospitalar, com o objetivo de evitar que sejam levados para fora da unidade sem a alta ou a presença do responsável. Ao retirar a pulseira sem autorização ou sair da área delimitada, soa um alarme em tempo real, quando é verificada a localização da criança e o sistema de travamento de portas é acionado.

TV Bebê

Nossos pacientes contam com sistema de TV exclusivo, a TV Bebê: canal acionado por senha disponível para as gestantes nos aparelhos smart TV instalados em todos os quartos privativos. Por meio desse canal, é possível que os pais recebam recados pelas redes sociais e o recém-nascido seja monitorado na incubadora e no berçário.

Sistema de voz

Os quartos privativos possuem um sistema de voz disponível na cabeceira da cama que assegura o reconhecimento da voz do paciente, facilitando a comunicação entre ele e a equipe de enfermagem. Quando o profissional estiver fora do posto, a comunicação é feita pelo sistema hand free, ou seja, a chamada é transferida para um dispositivo móvel que ficará com os enfermeiros. Caso o paciente ainda não consiga o contato, a chamada é direcionada para o celular do enfermeiro de plantão. Essa tecnologia é conhecida como Voicera na área de tecnologia da informação (TI).