UTIs

 

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do CHN possuem mais de 110 leitos distribuídos entre as especialidades que são destinados ao atendimento de pacientes graves e de alta complexidade com diversas doenças clínicas e cirúrgicas. Em sua estrutura, a UTI possui equipamentos sofisticados para o atendimento de todas as necessidades e monitoramentos especiais, além de uma equipe multidisciplinar qualificada e habilitada na condução de linhas de cuidado e planos terapêuticos.

Como diferencial, os leitos intensivos são segmentados de acordo com nossos centros de referência e divididos da seguinte forma: UTI Geral; UTI Cardiológica; UTI Neurointensiva; UTI Transplantes; UTI de Queimados; UTI Neonatal e UTI Pediátrica.

UTI Geral 

A UTI geral do CHN tem 24 leitos, com expansão prevista para 28, apresentando um adequado parque tecnológico, com uma equipe multiprofissional do mais alto gabarito, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, nutróloga, farmacêuticos clínicos, psicólogos e fonoaudiólogos.

Processos diferenciados e reconhecidos internacionalmente, como o protocolo institucional de sepse e o plano terapêutico norteiam as melhores práticas do Serviço.

Corpo Clínico

A equipe tem no seu staff central a gestão médica feita por Moyzes Damasceno, a coordenação da Unidade por Simone Vinhas, e os médicos rotinas Felipe Ribeiro, Andréa Michelli, Josete Silva, José Maurício Linhares, Mozart Bellas e Diogo Ribeiro. O corpo médico se complementa com mais de 15 médicos plantonistas.

UTI Pós-Operatória 

A UTI pós-operatória funcionará com 10 leitos, no 3º andar, ao lado do centro cirúrgico, objetivando cuidar e tratar de forma intensa os pacientes em cirurgia de maior risco, nas suas primeiras 24 a 72 horas após o procedimento cirúrgico.

A equipe médica consta de intensivistas, anestesistas e clínicos, funcionando a partir de protocolos assistenciais gerenciados e manuseados por uma equipe multidisciplinar.

UTI Cardiológica

Parte do setor do CHN Cardiovascular, a Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica dispõe de 20 divididos em 10 leitos para pacientes críticos com diferencial tecnológico para casos de alta complexidade e assistência circulatória e mais 10 leitos destinados a pacientes de menor gravidade.

UTI Neurointensiva

Voltada para pacientes com doenças neurológicas, essa unidade possui 12 leitos de internação exclusivos e equipados com tecnologia de investigação diagnóstica de última geração e protocolos diferenciados para doenças como o AVC isquêmico.

O staff médico central conta com a gestão médica de Moyzes Damasceno, e os médicos rotinas Darwin Prado, Diogo Ribeiro e Ricardo Turon.

UTI Transplante

A unidade dispõe de 21 leitos voltados para os pacientes transplantados, sendo oito equipados com filtro HEPA e pressão positiva, integrado a toda a estrutura do CHN Transplantes, ou seja, temos o controle do ambiente para diminuir os riscos de aquisição de infecção durante os períodos mais críticos de nosso paciente.

UTI de Queimado

A Unidade Intensiva de Tratamento de Queimados (UITQ) é formada por uma equipe multidisciplinar composta de cirurgiões plásticos, gerais e intensivistas, para que o paciente vítima de queimaduras receba atendimento especializado. A unidade contém quatro leitos exclusivos.

UTI Neonatal

Parte integrante da ala materno-infantil, localizada em nossa Unidade III, a UTI Neonatal é moderna e bem equipada, com ambiente humanizado e decorado com motivos infantis, e dispõe de 24 leitos para o atendimento do recém-nascido de alto risco ou que necessite de cuidados especiais. Saiba mais

UTI Pediátrica

Em nossa UTI Pediátrica contamos com uma equipe multidisciplinar formada por pediatras, cirurgiões pediátricos, cardiologistas e neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros para analisar e reavaliar diariamente o tratamento das crianças de forma rápida e segura. O setor fica localizado na Unidade I e dispõe de 18 leitos de internação. Saiba mais

Corpo Clínico 

Moyzes Damasceno

Gerente Médico das Unidades de Terapia Intensiva Adulto