Centro Cirúrgico

Possuímos um Centro Cirúrgico de excelência composto por 11 salas projetadas com equipamentos de última geração, alta tecnologia e qualidade, como mesas maquetes; aparelhos de videolaparoscopia full HD; microscópio Pentero, que gera imagens em alta resolução e profundidade, com mais iluminação para os cirurgiões; arco cirúrgico com intensificadores de imagem, que produzem imagens em alta resolução e em tempo real que melhoram a visualização do médico; focos com LED e câmeras e todos os acessórios para neurocirurgias e procedimentos ortopédicos, além de contar com a experiência de cirurgiões e uma equipe multidisciplinar especializada que garantem a qualidade, agilidade e segurança do paciente cirúrgico.

Nosso Centro Cirúrgico destina salas exclusivas para procedimentos de alta complexidade, entre elas uma sala para técnicas cardiovasculares, duas salas integradas com estrutura para a realização de transplante renal e quatro novas salas dedicadas às cirurgias eletivas não contaminadas, como cesáreas, cirurgias estéticas e vasculares.

Dispomos também de seis salas equipadas com fluxo laminar – sistema de filtragem em que uma espécie de cortina de ar de alta pressão isola a mesa cirúrgica do resto do ambiente, impedindo, assim, a entrada de microrganismos.

Os pacientes contam, ainda, com leitos de pré-operatório, de recuperação pós-anestésica (RPA) e leitos Day Clinic – para internações de apenas um dia. Já os médicos possuem uma ampla área de descanso e integração com os médicos visitantes que operam no hospital, conhecida como Centro de Atendimento ao Médico (CAM).

Sala Cirúrgica Inteligente

Na sala cirúrgica inteligente, o cirurgião tem o comando integral de todos os equipamentos, o que permite maior autonomia nas tomadas de decisão durante a cirurgia. Todos os equipamentos estão dispostos em estativas suspensas, com “braços” pneumáticos, o que permite o posicionamento perfeito dos equipamentos utilizados na cirurgia e evita que a fiação tenha contato com o chão.

Já o paciente se beneficia pela redução do tempo do procedimento cirúrgico, do período de hospitalização e, consequentemente, da diminuição do índice de infecção hospitalar.

Cirurgia Segura

Como critério de segurança, nosso Centro Cirúrgico está adequado ao Protocolo de Cirurgia Segura, o que traz benefícios tanto para o cirurgião como para os pacientes. O protocolo garante alguns itens: Termo de Consentimento Informado, Time Out e Marcação do Sítio Cirúrgico (lateralidade).

– Termo de Consentimento Informado: termo fornecido pelo hospital ou médico em que constam informações e esclarecimentos, além de garantir a autorização para a cirurgia. O Termo de Consentimento Informado permite que o paciente possa tomar decisões sobre os atos assistenciais propostos pelo médico e, no fim, consentir com a realização do procedimento.

– Marcação do sítio cirúrgico (lateralidade): identificação prévia do local e da lateralidade (direita, esquerda ou ambas; estruturas ou níveis múltiplos) da cirurgia. A demarcação é feita pelo cirurgião, médico executor do procedimento ou profissional médico por ele indicado e é realizada em todos os pacientes que serão submetidos a procedimentos unilaterais.

– Time out: procedimento em que a enfermagem confere, em voz alta, na presença do médico e do anestesista – antes de iniciar o processo de sedação no paciente –, os itens de verificação: paciente certo, procedimento certo, local certo, equipamentos, materiais (incluindo implantes e próteses) e medicamentos certos, documentação certa (prontuário do paciente).

O Protocolo de Cirurgia Segura prevê, ainda, que o uso de antibióticos profiláticos seja administrado até 60 minutos antes da incisão cirúrgica, evitando a utilização prolongada desse medicamento e diminuindo a taxa de infecção no sítio cirúrgico.

Estamos habilitados para realizar procedimentos em pacientes obesos e, para isso, seguimos o protocolo gerenciado. O objetivo é estabelecer condutas assistenciais adequadas ao atendimento desses pacientes, além de garantir uma infraestrutura especializada para recebê-los.

Corpo Clínico 

Eduardo Duarte

Gerente Médico do Centro Cirúrgico