Logon
Blog

Dicas especiais para as gestantes se protegerem na quarentena

Aumentar a imunidade e cuidar da alimentação deve ser primordial


Durante a gestação, os cuidados com a saúde precisam ser prioridade da futura mamãe, afinal, esse momento agora envolve duas pessoas.

​Confira algumas sugestões que podem ser tranquilizadoras nesse período tão delicado.

Saúde é tudo, agora mais do que nunca

O Ministério da Saúde incluiu, recentemente, as gestantes e puérperas na lista do grupo de risco para o novo coronavírus. Essa decisão foi tomada com base, principalmente, no fato de as grávidas serem mais vulneráveis a infecções em geral, por causa das diversas alterações corporais e no sistema imunológico. Consequentemente, os efeitos da Covid-19 podem se manifestar de forma mais severa, especialmente nos 45 dias após o parto.

No caso de apresentar sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal, problemas para deglutir, dor de garganta e dores musculares, a gestante deve entrar em contato, pelo telefone, com um obstetra de confiança, que vai estudar o caso e orientá-la devidamente sobre se há necessidade de ir ao hospital.

O aleitamento materno deve continuar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a amamentação deve ser mantida, por falta de elementos que comprovem que o vírus pode ser transmitido da mãe para o bebê ainda no útero ou para o recém-nascido durante o parto.

Defenda-se elevando a imunidade

“O cenário atual demanda cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. Estar com as condições nutricionais em dia contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e para a manutenção da saúde", comenta Josiane Ribeiro.

A alimentação durante o período gestacional precisa fornecer os macronutrientes e os micronutrientes necessários ao bebê e à mãe.

Alimente-se bem

Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento equilibrado do corpo. Além disso, uma dieta balanceada tem um papel essencial na gravidez, já que assegura as reservas biológicas necessárias ao parto e pós-parto, garante gordura, lactose e fosfato de cálcio para o período da lactação e ainda favorece o ganho de peso ideal, de acordo com o estado nutricional pré-gestacional.

As refeições devem contemplar todos os grupos alimentares existentes. A gestante deverá ingerir vegetais, frutas, carne bovina, frango, ovos e peixes, leguminosas, cereais, azeites, oleaginosas, leite e derivados do leite. As carnes deverão ser assadas, grelhadas, ensopadas ou cozidas, evitando as frituras.

Durma bem

“O sono é um dos fatores mais importantes para a saúde, pois mantém o equilíbrio geral do organismo e fortalece o sistema imunológico. Noites maldormidas ou poucas horas de sono aumentam o nível de estresse e cansaço do organismo, reduzindo suas defesas", alerta a Dra. Daniela, obstetra do CHN.

Reforce os cuidados com a higiene e a segurança alimentar

Para evitar a contaminação por meio de alimentos, redobre a atenção com o preparo das frutas e das hortaliças. É fundamental que elas sejam higienizadas antes do consumo, com preparações de água corrente com hipoclorito de sódio. Além de sempre lavar as mãos, as embalagens também devem ser muito bem limpas antes de serem guardadas no armário ou na geladeira. Cozinhe bem os alimentos e evite peixes crus ou preparações malpassadas.

Evite exageros e mantenha bons hábitos

Uma dieta baseada em ultraprocessados, ou seja, rica em calorias, sal, açúcar, aditivos químicos, corantes, conservantes e gorduras, aumenta o risco de deficiência nutricional, além de estar associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas, que podem agravar o quadro dos pacientes diagnosticados com Covid-19.

A recomendação, então, é investir na aquisição de alimentos in natura e minimamente processados, que podem e devem ser usados como base das preparações culinárias caseiras.

Apesar de os dias serem de dúvidas e restrições, aproveite o período da gravidez para se cuidar ainda mais e diminuir o impacto da Covid-19 no momento mais especial da sua vida.

Fonte: Josiane Ribeiro, nutricionista do CHN e Dra. Daniela Machado, obstetra do CHN.


Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .