Logon
Blog

O que são fibras?

Entenda no texto de hoje onde estão presentes e quais os benefícios de incluí-las na sua dieta

​​Muito se ouve falar sobre a importância das fibras para o corpo humano. Mas, você sabe ​​​o que são fibras? Neste texto, o Dr. Danilo Klein, nutrólogo do Complexo Hospitalar de Niterói explica melhor o que esses componentes provocam no nosso organismo e como podem ser extremamente benéficos para a sua saúde.

Afinal, o que são as fibras?

Fibras são um tipo de carboidrato não absorvível, isto é, nosso corpo​ não consegue digeri-las, pois não possuímos enzimas que fazem essa função específica. Por isso, elas passam direto pelo sistema digestivo, auxiliando no trânsito intestinal e impedindo aquela chata sensação de intestino preso. As fibras também colaboram para que o intestino absorva somente as substâncias necessárias, reduzindo assim a absorção de outros açúcares, por exemplo.

Se você tem altos níveis de triglicerídeos, há uma boa chance de não ingerir em torno dos 25 a 30 gramas de fibras recomendados por dia.

Fibras solúveis e insolúveis

Você sabia que existem dois tipos diferentes de fibras e que ambas possuem muitos benefícios para a sua saúde? Por sorte, a maioria dos alimentos possui uma combinação de ambos os tipos. Vamos conhecê-los melhor.

1. A fibra solúvel se dissolve facilmente na água quando chega ao sistema digestivo, formando, assim, uma substância que parece um gel, capaz de retardar a absorção dos açúcares pelo tubo digestivo, reduzindo a concentração de glicose no sangue após a alimentação. Uma mãozinha a mais para os diabéticos! Além disso, esse “gel” de fibras solúveis também dificulta a passagem de alimentos através do nosso intestino, para que o organismo possa absorver os nutrientes de forma eficaz. Alimentos como feijão, abacate, uvas, banana, couve-flor, cenoura e o farelo de aveia contêm muita fibra solúvel.

2. Já a fibra insolúvel é a responsável por aumentar o volume dos alimentos ajudando assim no trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre (constipação). Esse diferencial é muito importante para pessoas que têm digestão lenta ou constipação, mas, para funcionarem, necessitam de uma ingestão adequada de água. Podem ser encontradas em alimentos como vegetais verdes folhosos, vagens, grãos, cereais, pães integrais e batatas.

Alguns benefícios da ingestão de fibras

Dr. Danilo Klein ressalta que as fibras “podem ajudar a baixar a pressão arterial e, junto com flavonoides e outros antioxidantes, podem ser importantes na modulação do colesterol, reduzindo o risco de aterosclerose (espessamento das artérias)”. E, além disso: 

  • Diminuem o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e derrames cerebrais,
  • Favorecem a diminuição dos triglicérides no sangue, 
  • Favorecem as bactérias boas do nosso intestino, promovendo o aumento da imunidade, e
  • Ajudam na manutenção da microbiota intestinal.​​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .