Logon
Blog

CHN é hospital de referência no aplicativo AVC Brasil

Mecanismo procura tratamento mais próximo para paciente que sofrer a doença

O CHN é um dos hospitais citados pelo aplicativo AVC Brasil, que relaciona os hospitais com tratamento dedicado ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e direciona o paciente para o mais próximo, de acordo com a localização do celular.

Lançado em 2016 e oferecido de forma gratuita nos sistemas Android e IOS, o aplicativo também mostra informações importantes sobre a doença, como os principais sintomas e a necessidade do pronto atendimento. Segundo o dr. Marcus Tulius, neurologista do CHN, saber exatamente para onde ir para tratar o AVC é um ponto-chave para aumentar as chances de sucesso no tratamento do paciente.

“A partir do momento em que o paciente sofrer o AVC, seu cérebro começa a perder funções e conexões. Para preservá-las ao máximo, é imprescindível oferecer atendimento especializado o mais rápido possível. Quanto mais rápido o paciente chega a uma emergência com protocolos dedicados à doença, mais chances ele tem de sobreviver e não ter sequelas”, explica o médico.

Outra função importante do AVC Brasil é a possibilidade de requisitar o serviço de emergência ou ligar para uma pessoa de confiança que esteja cadastrada no aplicativo, além de também poder fazer contato com o hospital da preferência do paciente. Através dele é possível também cadastrar o telefone de um familiar ou pessoa de confiança para uma emergência específica.

AVC no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) faz uma vítima a cada cinco minutos no Brasil, sendo também uma das doenças mais incapacitantes, que deixa sequelas em muitos pacientes. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos, porém os casos entre os jovens estão cada vez mais frequentes. 

Os principais sintomas incluem:

– perda de força ou formigamento nos braços e nas pernas;
– dificuldade de andar ou falar;
– perda de visão repentina;
– fortes dores de cabeça.

Caso o paciente reconheça qualquer um desses sinais, ele deve ser encaminhado a uma emergência que tenha tratamento específico para AVC. As terapias usadas nesses centros de assistência devem ser implantadas em até quatro horas e meia do surgimento dos sintomas, o que lhes confere grande eficácia na preservação da estrutura neurológica do paciente, parando a evolução do AVC.

Segundo o dr. Tulius, ter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, prática de exercícios físicos, pouca ingestão de bebida alcoólica e ausência do cigarro, ajuda a prevenir o AVC.​

​​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .