Logon
Blog

Dicas de alimentação para quem tem doenças renais

Porções de legumes, verduras e frutas beneficiam condição fragilizada dos rins

​​​​​Pacientes diagnosticados com doenças renais, como infecção urinária de repetição, cálculos renais e doença renal crônica, devem cuidar bem da saúde para não agravar o estado do órgão, a começar pela dieta. Nesse caso, o consumo de alimentos in natura deve ser priorizado, para que o paciente consiga obter as quantidades necessárias de nutrientes para o bom funcionamento do organismo, bem como a redução do consumo de sal, que está presente na maioria dos alimentos industrializados.

Segundo o dr. Alan Castro, nefrologista do CHN, o paciente renal deve, sobretudo, investir na hidratação. É recomendada a ingestão de, no mínimo, 1,5 a 2 litros de água ao dia, associada à alimentação baseada em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e proteínas de origem animal e vegetal. As carnes têm carga ácida e o melhor é dar preferência aos peixes e às carnes brancas.
“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Já itens ricos em potássio, sódio e fósforo devem ser consumidos com moderação e sempre com a supervisão de um nefrologista, porque, quando em excesso, esses nutrientes são eliminados pelos rins e, uma vez que esse órgão está prejudicado, o excedente desses elementos pode prejudicar ainda mais a saúde do doente. Assim, alimentos industrializados, laticínios e oleaginosas devem ser ingeridos com muita moderação e após consultar o médico.

“De forma geral, a dieta de um paciente com a função renal prejudicada deve conter, na maior parte do tempo, alimentos naturais com diversas porções de frutas, legumes e verduras ao dia. A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que uma pessoa consuma cerca de cinco frações desse tipo de alimento ao dia”, afirma o dr. Alan.

​Comidas congeladas, industrializadas, processadas e ultraprocessadas, açucarados e ricas em carboidratos e embutidos, assim como bebidas alcoólicas, devem ser evitados ao máximo. O dr. Alan também recomenda que o paciente renal esteja sempre em contato com seu nefrologista, já que é por meio de consultas frequentes que o médico poderá avaliar sua função renal e, caso necessário, fazer mudanças na dieta.
Ao ingerir qualquer bebida alcoólica é importante beber água também, pois o álcool inibe a liberação do hormônio antidiurético, que estimula os rins a reabsorver mais água.

​​
Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .