Logon
Blog

Cuidados com a pressão arterial devem ser frequentes durante o verão

Dias quentes provocam alterações cardiovasculares e podem colocar pacientes em risco

Os dias de céu azul e bastante sol são ideais para passeios ao ar livre. Porém, quando há a elevação da temperatura, deve-se ter uma atenção a mais com a saúde, principalmente do coração, que pode sofrer tanto com a queda quanto com o aumento da pressão arterial.
Segundo o dr. Ronaldo Vegni, cardiologista do CHN, ficar exposto ao sol por um longo período de tempo, sobretudo quando os termômetros passaram dos 35 graus, altera a espessura do sangue e o funcionamento das artérias. Nessas condições, acontece a dilatação dos vasos sanguíneos, que influencia diretamente na queda da pressão.

“Os principais sintomas de pressão baixa são fraqueza, tontura e sensação de desmaio. Em vista disso, é indicado que a pessoa ingira água ou bebidas isotônicas para hidratar o corpo. Consumir uma pequena quantidade de sal também ajuda o organismo a se recompor”, afirma o médico.

Apesar de os casos de pressão baixa serem mais comuns nos dias quentes, o contrário também pode acontecer e o paciente sofrer com hipertensão. Como o organismo, no verão, precisa trabalhar mais para regular a temperatura interna com a do meio externo, esse esforço a mais pode levar à contração dos vasos e ao aumento da frequência cardíaca.

“Quem já tem pressão elevada, colesterol alto e/ou diabetes deve ficar alerta, já que episódios de hipertensão podem prejudicar a saúde do coração e influenciar no desenvolvimento do infarto agudo do miocárdio e do acidente vascular cerebral (AVC)”, explica o dr. Ronaldo.
Para prevenir tanto a pressão alta quanto a baixa no verão, é indicado que o paciente beba bastante água e sucos naturais ao longo do dia, além de priorizar uma alimentação mais leve e evitar o excesso de bebidas alcoólicas. Esse estilo de vida mais saudável e de qualidade mantém o organismo equilibrado e diminui as chances de prejudicar o coração.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .