Logon
Blog

Volta às aulas: como as mochilas pesadas podem afetar a saúde das crianças?

Excesso de peso pode prejudicar a coluna de forma permanente

A volta às aulas está chegando, e as famílias já se preparam para comprar o material necessário para a escola. Entre livros, cadernos, agendas e apostilas, o volume na mochila vai se acumulando, e levar esse peso todos os dias e forçar as costas traz riscos para a saúde das crianças.

Segundo a dra. Christine Tamar, coordenadora da Pediatria do CHN, carregar um grande peso nas costas dia após dia força o abdômen além do necessário, além de projetar o tronco para a frente. Essa posição pode causar alterações na curvatura da coluna da criança, sendo uma condição perigosa, principalmente durante a infância.

“O peso máximo da mochila deve representar até 10% do peso corporal da criança. Na hora de comprar o acessório, os pais devem ficar atentos. Caso a preferência seja por mochilas de carregar nas costas, é indicado que o modelo não tenha mais do que meio quilo quando estiver vazio”, explica a médica.

Além disso, ela deve possuir alças largas e acolchoadas, tira dupla (deve-se evitar o modelo “carteiro”, que coloca todo o peso em um único ombro) e também alça na altura do abdômen. No caso das mochilas de carrinho, a alça deve ser comprida, de modo que a criança permaneça com a postura reta ao puxá-la.

Segundo a dra. Christine, também é preciso ter alguns cuidados na hora de regular a mochila. Se ela for de alças, deve ter tamanho semelhante à altura da coluna da criança (medida do início do pescoço à região lombar) e terminar acima do quadril.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .