Logon
Blog

Gravidez tardia: existe idade-limite para engravidar?

Apesar dos riscos, há alternativas seguras para gestação após os 35 anos

​​Com a modernização da sociedade e o espaço cada vez mais amplo ocupado pela população feminina, muitos hábitos e dinâmicas antes consolidados têm sido revisados ultimamente. Cada vez mais, as pessoas têm se casado e tido filhos mais tarde, seja por buscarem a estabilidade em suas carreiras, seja pela redução da pressão social. Dessa forma, muitas mulheres, quando atingem determinada idade, passam a se preocupar se já é tarde demais para engravidar.

Novas gerações, novas respostas

A dra. Daniela Machado, coordenadora do Serviço de Obstetrícia do CHN, explica que a idade ideal para engravidar passou por mudanças ao longo das décadas. “À medida que a expectativa de vida se estendeu e as mulheres começaram a ocupar mais espaço no mercado de trabalho, a idade ideal para engravidar também se adaptou a esses novos paradigmas. Enquanto, antigamente, dizia-se que o ideal era dos 18 aos 25 anos, hoje, do ponto de vista médico, a faixa recomendada é dos 20 aos 32 anos. Antes disso, o aparelho reprodutor não está totalmente desenvolvido e, depois, a mulher se torna menos fértil”, explica.

“Após os 35 anos, os riscos da gravidez, como pré-eclâmpsia, são consideravelmente agravados, o que não significa que é impossível ter uma gestação saudável. Quando o pré-natal é feito de forma muito atenciosa e desde o primeiro momento, é perfeitamente possível ter uma gravidez de sucesso. A maior preocupação, no entanto, diz respeito à redução da fertilidade, proporcional à idade da mulher.”

Alternativas para a gravidez tardia

Uma das principais formas de conseguir ter uma gravidez tardia sem preocupações é o congelamento dos óvulos. Essa técnica permite que as mulheres possam escolher com mais calma a idade na qual desejam ser mães, e tem diversas vantagens. Caso a mulher decida engravidar aos 45 anos, por exemplo, mas tenha retirado seus óvulos aos 30, sua gravidez será tal qual a de uma pessoa de 30 anos. No entanto, o congelamento é recomendado até os 32 anos.

Cuidados necessários para a gravidez tardia

Caso a mulher decida ser mãe após os 35 anos, determinados cuidados devem ser tomados para atenuar os riscos envolvidos. Entre eles estão:

  • começar o pré-natal em consultório antes mesmo da concepção do bebê;
  • fazer todos os exames e avaliações recomendados durante o pré-natal;
  • tomar ácido fólico alguns meses antes de engravidar para reduzir os riscos, de acordo com a recomendação médica.​
Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .