Logon
Blog

Festas juninas requerem cuidado para evitar queimaduras nas crianças

No mês de junho é a época das festas juninas e também do risco de queimaduras

​No mês de junho é a época das festas juninas, conhecidas também como festa de São João, festa caipira ou “arraiá”, uma tradição multicultural folclórica brasileira. Com essas comemorações vêm as clássicas comidas típicas, as danças e as brincadeiras, que podem envolver um perigo que acende o alerta: os fogos de artifício, as bombinhas, as fogueiras e, claro, o risco de queimaduras.

A médica Christine Tamar, coordenadora do Serviço de Pediatria do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), explica que, no país, aproximadamente 50% dos casos de queimadura são em crianças, tanto no ambiente doméstico como fora dele. A pediatra informa que a prevenção de acidentes é fundamental, razão pela qual os pequenos devem ser mantidos longe das fogueiras e dos fogos de artifício. Lembre-se daquele ditado popular: “Quem brinca com fogo acaba se queimando!”.

“O melhor remédio é redobrar o cuidado com a criançada, orientando corretamente as brincadeiras com estalinhos e outras bombinhas e ensinando aos pequenos o perigo da pólvora em contato com os olhos e a pele, bem como manter as fogueiras em locais onde não haja a circulação de pessoas. Assim, as festas juninas serão pura diversão, com muita dança de quadrilha, bandeirinhas coloridas, jogos e entretenimento. Até porque alegria faz bem à saúde!”

E nada de apelar para as crendices populares. Queimou? Procure um médico! “Caso aconteça algum acidente desse tipo, tenha muita calma e procure o serviço de emergência. Vale lembrar que apenas a água fria pode aliviar a área atingida; não passe manteiga, pomadas, pasta de dente ou qualquer outra coisa, somente água fria enquanto estiver aguardando o socorro médico”, alerta a pediatra.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .